16 de jun de 2014

(Resenha) O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Título: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
ISBN: 9788501402219
Editora: Record
Nº de páginas: 320

 “O Projeto Rosie” é uma narrativa de Don em sua vida nada aventureira. Don Tillman, 39-40 anos, professor de genética, nerd, calculista, leva uma rotina severamente cronometrada, alimentação regrada e padronizada, é de poucos amigos, apenas 3: Gene, também professor, Cláudia, esposa de Gene e psicóloga, e Daphne, uma senhora que tornou-se amiga de Don, mas que aos poucos se distanciaram, pois ela é encaminhada para um asilo e não o reconhece mais.

Tudo para Don se resolve com uma simples pesquisa e explicação científica, não há nada que passe por ele sem solução, quer dizer, tem sim: mulheres. Ele já teve experiência de encontros catastróficos, onde detalhes eram determinantes para que ele se sentisse insatisfeito com a parceira. Pensando nisso ele cria o Projeto Esposa, trata-se de um formulário com perguntas do tipo: “Você fuma?”, “Você bebe?” ou “Você come rins?”. Para tais perguntas, ele exigiu as respostas corretas!

"— Questão 35: Você come rins? A resposta correta é (c) de vez em quando. É um teste sobre problemas alimentares. Se você perguntar a uma pessoa diretamente quais são suas preferências alimentares, ela vai dizer que “come de tudo”. Depois, mais tarde, você descobre que ela é vegetariana. "

O Projeto Esposa trouxe um trabalho bem cansativo, eram dezenas de perguntas para averiguar uma por uma e, por fim, não trouxe êxito algum. Mas desistir no meio do caminho era inaceitável para Don, o que poderia era modificar algumas questões e torná-las flexíveis, como: Se você bebe, pode ser moderadamente.

Certo dia, Rosie entra em sua sala e pela aparência, bem atraente, e por um instinto qualquer ele a convida pra jantar. Com o tempo ele percebe: Rosie é do tipo inadequado: ela fuma, pinta o cabelo, é vegetariana, não é pontual e é péssima em matemática. Com o compromisso de ajudar Rosie a encontrar seu pai, através de testes de DNA, eles vivem várias aventuras e, aos poucos Don é influenciado por Rosie em suas rotinas diárias, ela vira seu mundo de cabeça pra baixo e, mesmo que inadequada para o Projeto Esposa ele vai se apaixonando. O Projeto então vai ganhando o nome de Projeto Rosie.

"— Você me acha atraente? 
(...)
— Na verdade não prestei atenção — respondi para a mulher mais linda do mundo."

Don não é daqueles nerds metidos a esperto (considerando a diferença entre ser inteligente e ser esperto), pelo contrário, ele é inocente mesmo e seus pensamentos são altos, ele não sabe se expressar, e é uma aberração social, mas é muito espontâneo e divertido! Não é à toa que Rosie se apaixona por ele primeiro. Rosie, por sua vez, tenta levar a vida fora dos padrões, é feminista e inteligente, e segundo a descrição do livro é muito atraente. Seus amigos, Gene e Cláudia passam por uma crise em seu casamento, mas dão muito apoio ao Don em sua busca pela esposa perfeita.
Sabe aquele livro que, quando está no finalzinho, você propositalmente se arrasta na leitura só pra não terminar? Então, esse é O livro! Eu ri muito com a narrativa, tudo por culpa do Don, meu personagem favorito!

Graeme trabalhou muito pra tornar o que antes era apenas um drama, em uma narrativa cômica. Consigo até ver o filme do livro (sonhando), mas vai ser necessário incluir todos os pensamentos de Don pra torná-lo cômico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário